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ANTIGONE 1992

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Antígona, filha de Édipo para, opõe-se tirano de Tebas, CreonΥs edital que o corpo de seu irmão PolyniceΥs permanecer insepulto, porque ele tinha traído a cidade. Ela secretamente enterra o corpo, mas é preso e condenado a ser trancado em uma caverna. Haemon, CreonΥs filho e AntigoneΥs noivo ??, objetos à sua decisão fatherΥs e amaldiçoa. Os deuses, em última análise se voltar contra Creonte, que é informado de que Haemon suicidou-se aos pés da Antigone enforcado.

LEGENDADO 

A não-Anthropocentric Antigone 
por C ?? Anger Cédric

Straub e HuilletΥs visam, em Antígona é radicalmente diferente da PasoliniΥs em Édipo. Aqui, a questão não é reproduzir a sensação de violência primitiva expressa no mito, nem a incorporação de informações biográficas na legenda, mas para reavivar o espírito e as condições originais das SophoclesΥ desempenhar no cenário das ruínas do teatro Segeste em Sicília. 
No centro do filme, não é o primeiro de uma árvore que sentido teve um tempo difícil sobreviver ao inverno.O musgo é seco e as folhas amareladas pelo sol. O cogumelo brotando nas raízes indica a idade da árvore.É, em outras palavras, uma árvore que Straub deu ao trabalho de observar e, em seguida, as filmagens.Isso é algo que poucos diretores fazer mais como a maioria deles operam cada vez mais como Τparachutists ', filmando, sem se dar ao trabalho de olhar. O olho mecânico da câmera não pode imitar o tremor e piscar do olho humano. Temos de olhar; vemos e mostrar o que temos visto; temos de passar o tempo nos locais de tiro e ficar a conhecer até mesmo o mero seixo, a fim de filmar; devemos deixar que os elementos da natureza nos arrebatam e tornar o sabor do solo e da luz solar. Isto é o que o Straubs (Jean-Marie e sua esposa e co-diretor Dani ?? le Huillet) fez, na incansável dedicação a um dar e tirar com a Natureza. Quando eles chegam em um local, eles não se limitam a um olhar superficial; pelo contrário, eles param em todos os detalhes (iluminação, contraste) e manter apenas os efeitos. Straub escolhe as impressões que ele quer criar e deixa de lado tudo o que é inútil para ele. Ele é um observador incisivo de sua realidade locationΥs escolhido e para melhor perceber as coisas, ele limita-se a impressões específicas. Para o que mais importa no cinema são os detalhes e a realidade da paisagem é nada mais do que a soma desses detalhes. Não é difícil para alguém para dizer quando um cineasta tem se dado ao trabalho de olhar ao seu redor: as coisas desconhecidas para os outros, de repente parece familiar. Este é o lugar onde a impressão que temos de Antígona brota: que nós vemos uma árvore pela primeira vez. A criação de um tiro por um diretor de cinema é o que o gancho de esquerda é o boxer: é uma questão de distanciamento. ItΥs uma questão de ética também, porque Straub está ciente de que você não pode filmar uma árvore ou qualquer outra coisa se ​​você donΥt tomar o tempo para olhar para ele e fazê-la viver da maneira adequada. Na realidade, a questão Straub coloca é simples: onde colocar a câmera? A que distância deveria ser colocado de pessoas e objetos> esta distância é a principal diferença entre erotismo e pornografia e Antigone deve ser visto eroticamente quando em seus últimos momentos o vento inchaços seu manto, revelando seu bezerro nu e os poros de sua pele queimada pelo sol . 
Distância, uma característica do espaço, orienta Straub para usá-lo como seu trampolim em respeitar as ruínas do antigo teatro. E, para o diretor, espaço ΤorganisingΥ significa encontrar o local perfeito para filmar uma cena que ponto específico a partir do qual podemos filmar tudo, sem cortar qualquer coisa para tornar o sentido dos atores, o ar entre eles sem alterar o eixo. Economia de ângulo (há apenas duas pequenas Zoom-ins em Antigone) é a força motriz por trás StraubΥs extensa pesquisa. Ele teve que fazer todos os seus filmes anteriores para chegar a este ponto. Ele teve que fazer C ?? zanne para ser capaz de atirar os ângulos de Antígona. Não há um único tiro feio em Antígona, não só porque ele substituiu Mount Saint-Victoire com as ruínas de Segeste, mas porque ele "construiu" seus FrameShots um por um, medindo como céu e quanta ar sobre as cabeças de sua atores houve acordo com a ação, a redução ea intensidade. 
No entanto, devemos salientar que Straub não mede o céu no sentido da anthologist. Cada centímetro que ele sugere é importante porque todos os personagens Antigone não são mais importantes do que as rochas, a árvore ou a luz. Se é verdade que cada tiro exprime e contém a vista directorΥs do mundo, então temos de adicionar diretamente que em StraubΥs reino não há homem. O homem nunca será o centro do universo, ou seja, o centro do tiro. Antígona não é um filme antropocêntrica. Assim como Renoir, assim Straub acredita firmemente que o mundo é um total. Por isso, ele tem um profundo respeito por qualquer coisa viva. Straub exclusivamente filmes a ΤenvironmentΥ e homem no seu universo é apenas um dos elementos deste ambiente. Não é incomum para um personagem para sair do quadro, enquanto permanecemos lá assistindo. Não há molduras vazias em Straub. A paixão pela observação leva-lo para a perpetuação da árvore e seu respeito pelo ambiente fará com que ele nunca cortou um tiro, enquanto uma brisa sopra ou um pássaro canta. Há fotos que devem ser estendidos, que devem ser autorizados a tomar o seu tempo. 
Assim, todas as cenas em Antigone visam apreensão (ou seja, precisamente a gravação) qualquer coisa que pode ser visto ou ouvido, que vão desde o vento farfalhar das folhas e sopra os microfones para a luz que o diretor observa em todas as suas manifestações e as sombras das nuvens acariciando o rosto como um véu. A sensualidade é natural e se a luz em Antigone é talvez o mais bonito que já vi, é porque quando a escuridão se aproxima, Straub desliga suas câmeras. 
O som é capturado em muito da mesma maneira. A autenticidade f som é uma religião para Straub. O som deve ser aquele que é gravado no local e Straub prefere um som medíocre que é gravado ao mesmo tempo que a imagem da perfeição do som adicionado mais tarde no estúdio. Como o diretor se recusa a dublar as vozes, o filme capta e grava para a eternidade o suspiro ou flutter na voz jovens girlΥs: tudo o que é impossível de se reproduzir. Pois em Antigone os corpos viver mais pela voz Π as variações, a intensidade, a Π articulação do que através de seus movimentos. Não são as palavras que os trazem para a vida; é a sua articulação. E raramente encontramos neste sentido no cinema, que os atores aprendem a inalar o seu texto no mesmo momento em que recitá-lo. Em Antígona, os corpos se movem pouco. Straub não significa, contudo, impor completa imobilidade. Ele pode, de fato, tenha medo dele, pois a presença do vento é sempre sentida, incessantemente despenteando o cabelo e balonismo as vestes dos atores. Os corpos são Π imóvel sem colocar Π como a árvore e eles também parecem enraizados no chão. 
Dessa forma, o Antigone natural está reunido com o espírito ancestral sem SophoclesΥ jogar perdendo sua oportunidade para um minuto (guerras, déspotas e morte ainda existem) . Foi re-interpretada pela primeira vez por H ?? lderlin e depois por Brecht. Depois que os dois Empédocles (A Morte de Empédocles e Preto Sin) Antigone é StraubΥs primeira protagonista feminina. Na tragédia política os homens não têm o papel de liderança; é a vez do jovem com a Τdead spiritΥ para liderar a dança, para aprender tudo e morrer. A beleza do trabalho SophoclesΥ não impedi-lo de lançar luz sobre a discórdia que rasga o mundo à parte e do mito de Antígona assume nova vida a cada vez a humanidade se vê cara a cara com grandes provações.



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